Cortinas como parte da decoração

Quer mudar os ambientes da sua casa sem fazer uma reforma?

As cortinas podem ser excelentes itens de decoração, e trocá-las pode ser uma ótima ideia para mudar a cara do ambiente.

 

QUARTO DE CASAL

Nada melhor para o casal do que chegar em casa e encontrar um quarto aconchegante e relaxante. Nem frio e nem quente demais, o quarto serve para que o casal relaxe após um dia cansativo, veja um filme, leia um livro ou mesmo curta um momento romântico a sós.

Na decoração dos quartos, do casal ou dos filhos, as cortinas fazem um papel importante, pois ajudam no clima do ambiente e também no controle da iluminação. O ideal é compor com os móveis, assim como o estilo do cômodo.

Em primeira instância, verifique o espaço disponível que sua janela ou porta pode comportar esse acessório, tal como comprimento e a altura. Se a janela for baixa ou possuir um móvel embaixo, opte por uma cortina que seja presa acima desta, para dar sensação de alongada.

Em segundo lugar, observe a incidência do sol no ambiente. Se o seu quarto recebe pouca luminosidade, escolha tecidos mais leves, como o voal. Se já recebe muita luminosidade, prefira as cortinas com forro – pode até ser o blackout e um tecido mais leve por cima, assim ficará mais fácil controlar a luz em determinados horários.

Veja os ambientes abaixo e curta nossas dicas:

Com o branco predominando neste quarto, a cortina não poderia ser diferente. O charme fica por conta do detalhe na barra. Reunimos 7 quartos inspiradores da mostra Quartos&ETC 2016 para quem pensa em reformar. João Armentano, Christina Hamoui, Marina Linhares e Bick Simonato

 

SALA DE ESTAR & JANTAR

O mais importante na escolha das cortinas para as salas de jantar ou living é poder controlar a quantidade de entrada de luz natural de acordo com a utilização, e também garantir a privacidade do interior, pois são momentos em que a família se reúne ou recebe convidados, e ninguém gosta de ser “visto” por pessoas de fora de casa.

Se o living for o local escolhido para se assistir TV, é fundamental que as cortinas possam oferecer um ambiente mais escuro, para dar aquele clima de cinema. Se for um cômodo exclusivo para conversas, opte por cortinas mais claras, que permitem a entrada da luz natural, que valoriza os ambientes, é sustentável e mais econômica.

Como fazer o pé direito parecer maior 5 APÊ DA DÉBORA E DO DIEGO - " ...o fato dos dois terem a mesma formação – Design Gráfico – e gostarem do estilo retrô facilitou na escolha dos objetos, ideia de composição e combinação de cores. E as fontes de inspiração deles foram o Pinterest (♥), os programas e revistas de decoração, as casas de amigos e viagens." Achei no Medo da Pressa

 

Atualmente, há uma grande variedade disponível de cortinas no mercado. A cortina de trilho é feito de metal, sendo pregado na parede ou no teto em gesso. Os varões são uma das formas mais clássicas de pregar as cortinas que pode ser encontradas em madeira ou metal. As persianas permitem um bloqueio total ou parcial da luminosidade. As cortinas do tipo painel são mais elegantes, e são ideais para quartos que possuem amplas janelas, como, por exemplo, com varandas no quarto.

Agora que você já tem uma ideia do modelo de cortina que poderá usar nos ambientes de sua casa, escolha o que mais combina com o seu estilo de decoração e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *